sexta-feira, 5 de junho de 2015

5 Dicas para parar de roer unha.



    O vicio de roer unhas parece impossível de ser vencido. Não é como o cigarro,  refrigerante, chocolate, álcool, e tantas outras coisas que somos viciados. que se não comprarmos e ninguém consumir perto, ficamos um bom tempo sem. A unha está ali, pronta para saciar a ansiedade e o nervoso quando quisermos. 
      Mas  calma, tem solução, sou prova viva disso. Quando era criança, minha mãe dizia que não ia conseguir um namoradinho se roesse unha, pois ninguém gosta de mão feia, mas eu não ligava. Ela tentou desde esmaltes que deixavam gosto ruim (mas logo passava), até colocar o dedo dentro do vidro de pimenta. Mesmo assim, ficava roendo as unhas até não ter mais como sem doer e sangrar, tinha aqueles dedos "martelo", vergonhosos. Foi  com dezesseis anos, quando comecei a trabalhar, que vi que realmente ninguém gosta de mão feia. Todos reparavam.
        Hoje vou compartilhar com vocês como fiz para parar de roer unha:



imagem retirada da internet






1-Ter sempre algo para comer: Para deixa-las crescer, e poder começar a cuidar delas, ocupava minha boca com alimentos,  meus favoritos eram biscoito de polvilho e tirinhas de cenoura. Ajudavam a controlar minha ansiedade, e eu tinha sempre um potinho do lado, fosse na escola ou no trabalho.  ( Chiclete também ajuda nesse caso, o problema é que eu não gosto.)

2-Unhas postiças: Quando paramos de roer unha, parece que vai demorar anos para crescer, e realmente demora mais do que a unha de uma pessoa que não rói, além de disfarçar a feiura , as unhas postiças são duras e difícil de morder, foi uma grande aliada para que minhas unhas pudessem crescer fortes e saudáveis. 

3-Passar esmalte, sempre: Que temos que deixar a unha respirar, nós sabemos,  mas até ela  crescer  e tomar forma, passei esmalte toda vez que ele começava a sair, pois para mim a unha não parecia tão atrativa de ser levada a boca e até mesmo pelo dó de estraga-la.

4-Não coma a pelinha e nem morda as unhas: Muitas amigas diziam que pararam de roer unhas mordendo a pelinha ou apenas mordendo a unha ao invés de roer. Mas eu não recomendo, roer a unha é um habito quase natural, de levar a mão a boca só para isso, quando perceber já roeu tudo. E quanto a morder as unhas, isso as enfraquece e lascam, e o vicio diz:"já lascou, uma, por que não todas?"

5-Tenha uma lixa por perto: Depois que resolvi deixar crescer, sempre andei com uma lixa, pois qualquer lascadinha na unha, era motivo para boca arrumar, e como sabemos é melhor manter o vicio longe do viciado. (mante-las bem cuidadas e hidratadas evita que lasquem ou quebrem, não esqueça!)


Espero que tenha ajudado vocês a acabar com vício, que aos poucos você nem lembra mais como é e ver sua mão bonita é uma excelente motivação parar não roer mais. Boa sorte meninas.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário